[Italian mirror] in italiano
[Portuguese mirror] em portugues
[French mirror] en français
[German mirror] auf deutsch
[Klingon mirror] tlhIngan Hol

[Main]
Main
Page


Rules
Rules, Strategies
and Variants


Software Download
Software
Downloads


Community
The Klin Zha
Community


Webmaster
About TAKZH
and the Webmaster

The Authorized Klin Zha Homepage
Klin Zha Portugues

Klin Zha é um jogo de tabuleiro , semelhante em conceito ao Xadrez Terrestre . Não apenas há uma grande variedade peças e materiais , como também versões eletrônicas do Klin Zha Klinta , o jogo com Peças Vivas.
Objetivo do jogo.
Um dos dois objetivos deve ser atingido:
-capturar o "Goal"do adversário (matá-lo)
-tornar impossível ao adversário mover-se legalmente.(bloqueá-lo)
Formas de jogar.
Variações das peças e das regras propiciam 5 variantes do jogo: Oculto, Cego, Habilidoso, Aberto ( o jogo padrão) e Refletivo
Descrição do tabuleiro e das peças
[Klin Zha Board]O tabuleiro é triangular , composto de uma grade triangular de 9 triangulos por lado, dando um total de 81 espaços.

Cada jogador posiciona suas peças dentro de um dos 3 ápices do triangulo.

As peças podem ser esculpidas no formato dos símbolos ou apenas simples discos com os símblos no topo.Há 9 peças e um Goal por lado e as cores tradicionais são verde e dourado.

As peças são: 1 (Unidade de ) Guarda , 1 (Unidade) Lanceira, 1 (Unidade) Ligeira, 2 (Unidades) Voadoras, 3 (Unidades de ) Vanguarda, 1 (Unidade) Bloqueadora e 1 Goal, a mais importante peça.
Características das Peças.
A Guarda é a unidade líder.As Vanguardas , como peões, são os mais fracos. A Ligeira ataca rapidamente e as Voadoras podem passar sobre as outras peças mas não podem carregar o Goal. O Goal pode ser abandonado em um espaço enquanto é carregado por uma peça e a peça continuar sendo movimentado (dentro dos limites legais).
[Fencer]A Guarda (1). O líder simbólico. Movimenta-se 1, 2 ou 3 spaços desobstruídos em qualquer direção e combinação.
[Lancer]O Lanceiro (1). Um guerreiro montado para ataques de choque . Não pode carregar o Goal Move-se em 1, 2 ou 3 espaços em linha reta desobstruída em qualquer direção
[Swift]A Ligeira (1). Infantaria leve, move-se rapidamente para o ataque. Não pode carregar o Goal Move 2, 3 ou 4 desobstruidos espaços em qualquer direção e combinação.
[Flier]Os Voadores (2). Guerreiros equipados com jatos antigravitacionais. Podem pular sobre as peças, incluindo aquelas protegidas pelo Bloqueador.Não pode carregar o Goal Move 3,4,5 ou 6 espaços em qualquer direção e combinação.
[Vanguard]As Vanguardas (3). As tropas avançadas podem mover 1 espaço desobstruído em qualquer direção.
[Blockader]O Bloqueador (1). Um guerreiro carregando um campo de força portáti de alcance limitado. Não pode carregar o Goal.Movimenta-se 1 ou 2 espaços desobstruídos em qualquer direção. Não pode matar e nem ser morto. Funciona como uma "barreira"para movimentação pois nenhuma peça inimiga pode posicionar-se num campo adjacente ao Bloqueador; o inverso também e verdadeiro: o Bloqueador não pode movimentar-se para um espaço aonde os campos adjacentes estejam ocupados por peças inimigas.

O campo adjacente de um Bloqueador não pode entrar em contato com o campo de outro Bloqueador
[Goal]O Goal (1). A mais importante peça, não representa um soldado e sim uma inspiração: o espírito do guerreiro, o Klin. Por isso sua perda , a perda do espírito guerreiro , é considerado uma derrota no jogo. O Goal não pode se movimentar por si só, tendo de ser carregado pelas Vanguardas ou pela Guarda. Pode ser movimentado ou abandonado num espaço mas não ser colocado em perigo intencionalmente. nem posto sob a proteção do Bloqueador, pois essa tática tornaria impossível a captura Lembre-se , esse é um jogo Klingon. Voce precisa mostrar combate e valor e não se esconder sem honra. A coragem militar Klingon precisa constantemente abrir a oportunidade para um oponente lutar.
Os Spindles.
Spindles São usados para começar o jogo. São 2 varas hexagonais com números dourados de 1 a 6. Um dado comum também pode ser usado como substituto.
A maneira de jogar (Jogo Aberto).
Os spindles (ou os dados) são jogados e aquele que conseguir o maior número além de movimentar primeiro após as peças estarem posicionadas, pode decidir se o adversário posicionará as peças primeiro ou não , afinal quem posiciona as peças primeiro está revelando a tática do jogo para o adversário, permitindo que este estabelece um posicionamento de contra-ataque antes mesmo do jogo começar.
As peças são posicionadas em um dos angulos do traingulo, deixando o terceiro angulo livre.
Após ambos os lados posicionarem suas peças, o Goal é colocado junto com uma das peças transportadoras (Guarda ou Vanguarda).
As peças se movem de trinagulo, lado-por-lado, e não angulo-com-angulo.
A captura, ou "morte", é feita quando uma peça termina seu movimento em um espaço ocupado por uma peça oponente.Essa peça é removida então do tabuleiro.
É ilegal realizar qualquer movimento que ponha em perigo seu Goal.
O tradicional "Checkmate", para anunciar a vitória, é substituiído pelo "Zha riest'n, teskas tal tai-kleon." ou seja "Um jogo agradável. Meus cumprimentos para um oponente forte."

Korath sutai-Ang'K'Tolax with Kordite sutai-Tasighor
Portuguese Translation by Paulo Ricardo Schwind (Brazil)
Rules for the game Klin Zha Copyright © 1989 by Leonard B. Loyd, Jr.


[Return to Top]
http://www.tasigh.org/takzh/open-portugues.html -- Revised: 2 January 2004
Rules for the game Klin Zha Copyright © 1989 by Leonard B. Loyd, Jr.
Copyright © 2004 Kevin A. Geiselman

.